Pensamentos e Reflexões Pedagógicas

16 outubro 2006

Multivocalidade

Na aula de hoje pudemos fazer uma listagem de alguns termos referente ao ciberespaço e as tecnologias da informação.Foram tantos termos que deu pra cada pessoa pesquisar o significado.Eu pesquisa sobre multivocalidade.Achei que foi um pouco difícil encontrar conteúdo, mais enfim, consegui alguns.

Multivocalidade é decorrente da abertura textual tanto devido as intertextualidades quanto das intra-textualidades. Esta característica do hipertexto refere-se ao fato de um texto conter vários caminhos de leitura, várias vozes a serem ouvidas, vozes internas e externas. Para que o leitor deixe registrada a “sua voz” no site é necessário ter alguns recursos especiais como fórum de discussão, lista de grupos – páginas especiais que permitem gravar as opiniões de usuários externos.

A multivocalidade possibilita uma ampliação de idéias e pensamentos, dando maior dinamismo a um hipertexto, porém pode também deixar o leitor confuso. Para evitar que isto ocorra, é importante que o ambiente tenha intencionalidade explícita e identidade clara para que o leitor possa reconhecer as múltiplas vozes.
Esse é o conceito de Alexandra Okada.
Até logo!!!